HISTÓRIA
Domenico Sandrin, detto Michelante, nasceu em Francenigo, distrito da Comune de Gaiarine, Província de Treviso, Região do Veneto, Itália, em 15 de fevereiro de 1830. Era filho de Antonio Sandrin (*1787 +1863) e Caterina Feltrin (*1792 +1871 em Caneva). Domenico foi batizado em 16 de fevereiro de 1830 na Paróquia “San Tiziano Vescovo” em Francenigo.
Carlotta Angela Meneguzzi, detta Spagnol, era filha de Marco Meneguzzi e Margherita Meneghel. Nasceu em Sacile, Província de Pordenone, Região do Friuli Venezia Giulia, Itália aos 24.10.1843.
Domenico e Carlotta casaram-se aos 11 de fevereiro de 1863, na Paróquia “San Nicola Vescovo” da Diocese de Vittorio Veneto, em Sacile. Após o casamento, estabeleceram-se em Caneva, Província de Pordenone, Região do Friuli, Itália.
Ali nasceriam 9 dos seus 12 filhos: Antonio Giovanni, Giovanni Francesco, Maria Teresa (Amalia), Eufemia, Marco, Francesco Giuseppe, Giuseppe Osvaldo, Angelo Giacomo e Catterina Margherita. Natalina, Angela Maria e Innocente Angelo nasceram no Brasil.
Domenico era contadino (agricultor). Morava na propriedade número 214 da Via Vallegher de Caneva, da qual era administrador meeiro junto com seu primo Giuseppe Sandrin, casado com Lucia Benedet.
Mapa de Francenigo, Sacile e Caneva.
No dia 10 de dezembro de 1879, Domenico e Carlotta registram na Paróquia “San Tomaso Apostolo”, de Caneva, Diocese de Vittorio Veneto, a partida da família para o Brasil.
A família Sandrin veio a bordo do navio alemão Hohenzollern que aportou no Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1880. A família de Domenico e Carlotta era a família de número 176. Domenico tinha 49 anos. Carlota tinha 36 anos. Trouxeram 8 filhos: Antonio Giovanni com 14 anos, Giovanni Francesco com 12, Maria Teresa com 11, Eufemia com 9, Marco com 7, Giuseppe Osvaldo com 4, Angelo Giacomo com 2 anos e Catterina Margherita de 9 meses. Francesco Giuseppe morreu ainda em Caneva com 11 meses de idade. Junto a eles, veio a viúva de Giuseppe Sandrin, Lucia Benedet Sandrin e mais três filhos.
Lista Vapor alemão Hohenzollern - Família Domenico Sandrin
Pesquisas feitas durante a viagem e na chegada relataram a ocorrência de 14 mortes durante o percurso. Alguns passageiros se queixaram de maus tratos no que se referia à alimentação, enquanto a maioria disse ter sido regular o atendimento. A saúde dos passageiros, segundo relatórios, era regular. O Vapor Hohenzollern aportou na Ilha das Flores, Rio de Janeiro em 12 de janeiro de 1880.
Não temos ainda relatos do trajeto da família de Domenico entre o Rio de Janeiro e Bento Gonçalves. Provavelmente passaram por Rio Grande-RS, chegando a Porto Alegre através da Lagoa dos Patos, depois a São Sebastião do Caí até chegar a Bento Gonçalves. Esse trajeto normalmente era feito através de pequenos barcos, carroças, no lombo de mulas ou simplesmente a pé, conforme o local a ser ultrapassado.
No Brasil, os Sandrin se estabeleceram na Linha Geral, lote número 3, em Bento Gonçalves, onde a família foi pioneira. Ali nasceram os últimos três filhos. Hoje o local faz parte do Bairro Santo Antão. Domenico continuou suas atividades como lavrador. Mais tarde, Domenico adquiriu parte do lote colonial número 38 da mesma linha.
Monumento em homenagem aos primeiros moradores da Linha Geral de Bento Gonçalves, hoje bairro de Santo Antão. A família Meneguzzi, parentes de Carlotta Angela, se estabeleceu no lote número 8.
Domenico faleceu em 24 de abril de 1907 na Linha Geral, Distrito de Bento Gonçalves-RS. Tinha 77 anos. Morreu de morte natural, sem assistência médica. Declarante do óbito foi o filho Marco Sandrin. Carlotta Angela faleceu em 28 de junho de 1932, de marasma senil, conforme certidão de óbito. Carlotta morava com o filho Marco. Tinha 89 anos. Ambos, Domenico e Carlotta, foram enterrados no Cemitério da Linha Geral de Bento Gonçalves, Santo Antão. Não encontramos seus túmulos. Relatos de familiares dão conta que estão sepultados no jazigo da Família Marco e Luiza Canal Sandrin.
Filhos de Domenico Sandrin e Carlotta Angela Meneguzzi:
1. Antonio Giovanni Sandrin *28.01.1865 em Caneva PN Itália;
2. Giovanni Francesco Sandrin*22.01.1867 em Caneva PN Itália;
3. Maria Teresa Sandrin*24.05.1868 em Caneva PN Itália;
4. Eufemia Sandrin*03.04.1870 em Caneva PN Itália;
5. Marco Sandrin*05.04.1872 em Caneva PN Itália;
6.Francesco Giuseppe *19.02.1874 +02.01.1875 em Caneva PN Itália;
7. Giuseppe Osvaldo Sandrin*05.08.1875 em Caneva PN Itália;
8. Angelo Giacomo Sandrin *20.04.1877 em Caneva PN Itália, falecido no Brasil ainda criança;
9. Catterina Margherita Sandrin *29.03.1879 em Caneva PN Itália, falecida no Brasil ainda criança;
10. Natalina Sandrin*25.12.1881 em Bento Gonçalves- Brasil;
11. Angela Maria Sandrin*11.06.1884 em Bento Gonçalves- Brasil;
12. Innocente Angelo Sandrin*15.04.1886 em Bento Gonçalves- Brasil.
FAMÍLIA DOMENICO SANDRIN E CARLOTTA ANGELA MENEGUZZI, 1907, BENTO GONÇALVES. Da esquerda, atrás: Antonio Giovanni, Giovanni Francesco, Innocente Angelo, Marco e Giuseppe Osvaldo. Da esquerda, frente: Angela Maria, Natalina, Carlotta Angela, Maria Teresa (Amalia) e Eufemia.
Observações:
1. A mãe de Carlotta Angela, Margherita Angela Meneghel, também veio para o Brasil alguns anos depois da filha. Viveu em Bento Gonçalves, junto do filho Domenico Meneguzzi.
Passaporte Família Meneguzzi (mãe de Carlotta Angela Meneguzzi). Arquivo Família Álvaro Meneguzzi.
GIUSEPPE SANDRIN (1838 +1874) E LUCIA BENEDETT (*1844)
Giuseppe Sandrin era primo de Domenico Sandrin. Seus pais, Angelo e Antonio, respectivamente, eram irmãos, filhos de Antonio Michelante e Benedetta Giacomelo. Portanto, Giuseppe e Domenico seriam primos em primeiro grau. Ambos nasceram em Francenigo: Domenico em 1830 e Giuseppe em 1838. Giuseppe era filho de Angelo Sandrin e Agata Gava. Casou-se em Fratta com Lucia Benedett. Lucia Benedett nasceu em Fratta em 29/09/1844. Era filha de Giacomo Benedett e Anna Ardengo (Chiaro). Giuseppe Sandrin e Domenico eram arrendatários das terras na propriedade 214 da Via Vallegher de Caneva, pertencente ao Conde Alvise Mocenigo III. Giuseppe faleceu em Caneva, IItália, em 1874. Lucia, já viúva, veio para o Brasil junto com a família de Domenico. Ela tinha três filhas: Anna, Thereza e Maria. Em Bento Gonçalves, Lucia casou-se com Giuseppe Felix (Felice) que também era viúvo. Deste casamento, Lucia teve mais três filhos (que não são Sandrin): Ferdinando, Rosa e Angelina.
GIOVANNI MICHELANTE E BENEDETTA GIACOMELO
|
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
| |
ANTONIO SANDRIN MICHELANTE ANGELO SANDRIN MICHELANTE
Catterina Feltrin Agata Gava
| |
DOMENICO SANDRIN GIUSEPPE SANDRIN
Carlotta Angela Meneguzzi Lucia Benedett
| |
Antonio G, Giovanni Francesco, Mª Teresa, Eufemia Anna, Theresa e Maria
Marco, Giuseppe Osv, Natalina, Angela e Inn.Angelo