FAMÍLIA DE ANGELA MARIA SANDRIN E ANTONIO PERTILE
Antonio Pertile e Angela Maria Sandrin. Bento Gonçalves / RS, 1950
ANGELA MARIA SANDRIN, filha de Domenico Sandrin e Carlotta Angela Meneguzzi, nasceu em 11 de junho de 1884 em Bento Gonçalves-RS. Foi batizada em 24 de junho de 1884, sendo padrinhos Pedro Crestani e Maria Crestani. Casou-se com Antonio Pertile em 28 de abril de 1906. Antonio Pertile foi um dos fundadores da Vinícola Aurora em Bento Gonçalves-RS. Os colonos independentes, produtores de uva, se viam ameaçados pelas normas dos compradores que impunham seus preços e formas de pagamento. Diante disso, decidiram se associar em torno de uma cooperativa vinícola. A primeira reunião para que isso acontecesse ocorreu na propriedade de Antonio Pertile, na Linha Geral número 2o, 1º Distrito de Bento Gonçalves, no dia 14 de fevereiro de 1931. Consta que foram 16 os sócios fundadores da cooperativa. Na formação do capital, Antonio Pertile ficou com 15 ações. Na formação da diretoria ficou como suplente do Conselho fiscal.
O casal Angela Maria e Antonio não teve filhos. Criaram uma sobrinha neta, Dolores Sandrin Fornasier e fizeram dela sua herdeira. Mais tarde mudaram-se para Porto Alegre-RS onde faleceram. Angela Maria Sandrin foi a última filha do casal pioneiro a falecer, em 08 de março de 1963. O esposo Antonio Pertile faleceu em 23 de novembro de 1972.
Dolores Sandrin Fornasier era casada com Ermenegildo Adriano Polacchini. Tiveram os filhos: Olavo, Rosemary, Maristela, Odete, Alexandre e Jaime Polacchini.